Wednesday 31 October 2018

Halloween - o primeiro nos EUA

Ano passado não escrevi sobre o Halloween porque não fiz nada de interessante. Comprei chocolates pro caso das crianças vizinhas virem pedir doces, mas ninguém veio e acabou que eu e o André comemos todos os chocolates.
Este ano eu resolvi ser mais engajada e participar de algo mais interessante do que comer chocolate em casa, afinal EUA é o melhor lugar pra se ver do que se trata este dia.
Na minha empresa tinham várias pessoas fantasiadas. Eu usei o mesmo chapéu de bruxa que eu tenho desde que um colega de trabalho em Londres me deu de presente. Depois do expediente teve uma festa na empresa, com concurso de fantasias e tudo mais.
Eu com meu chapéu de bruxa no trabalho

Eu poderia ter ido na festa de Halloween da minha empresa, mas resolvi fazer algo no centro de Boston. Encontrei uma amiga que mora no centro de Boston, num lugar chamado Beacon Hill. Eu havia ouvido falar que o Halloween lá é bem legal.
Nós combinamos de fazer uma caminhada com um guia pra ouvir histórias interessantes sobre aquela área da cidade. Por ser bem no dia de Halloween, claro que todas as histórias eram sobre algum crime envolvendo pessoas que moraram por ali.
O tour começou pelo Boston Common, onde segundo a guia as primeiras "bruxas" foram enforcadas, mesmo antes que em Salém. Salém, a famosa cidade onde teve a caça às bruxas, fica aqui perto, mas é impossível de se chegar lá perto de Halloween. As bruxas eram na verdade mulheres normais (coitadas), que foram mortas por sadismo de loucos, pra agradar um público doente mental.

Foram várias histórias contadas durante o tour, mas o legal mesmo foi ter andado pelas ruas de Beacon Hill durante o Halloween. Os moradores daquela área levam bem a sério este dia, e alguns gastam uma fortuna decorando as casas. Haviam teias de aranha, aranhas gigantes (argh!!), fantasmas, e tudo quanto é assombraçao "enfeitando" as casas. Algumas haviam inclusive efeitos especiais, como música e luzes. Lá pelas 5:30 da tarde era possível ver crianças bem pequenas, todas fantasiadas, com seus pais indo pedir doces nas casas. Os moradores mantinham as portas abertas e estavam fantasiados distribuindo doces. Muitas casas estavam tendo festa de Halloween pra amigos e familiares, mas deixavam a porta aberta como se fosse tudo uma grande festa.
A medida que ia escurecendo o público era mais velho, com crianças mais velhas e inclusive adultos fantasiados andando pelas ruas.
Tinha áreas que era até difícil de passar, de tanta gente! Me lembrou um pouco o carnaval no Rio de Janeiro: cheio de gente, fantasias, música e festa. A diferença era a temperatura (se bem que nem estava tão frio).
Lá pelas 9:30 as pessoas foram indo embora e as ruas se esvaziando. Acho que só os fantasmas ficaram pra trás, possivelmente felizes de ter as ruas desertas pra eles de novo.

Video: https://youtu.be/yYCUPRVSqYM



Algumas imagens de Halloween em Beacon Hill


No comments:

Post a Comment

Visita a Ilha do Campeche

 Sabe aquela história que se repete em todos os lugares, onde as pessoas só fazem turismo em lugares que não são onde elas moram? Existem pa...