Sunday 14 July 2019

Ilha de Nantucket

A Ilha de Nantucket fica ao sul de Cape Cod, ao lado de Martha's Vineyard. Ambas são destinos bem procurados no verão. Visitamos Martha´s Vineyard em 2017 (https://grazintheus.blogspot.com/2017/07/) e gostamos tanto que pensamos em voltar, mas preferimos conhecer Nantucket. A visita foi curta, somente 3 dias, mas deu pra conhecer um pouco desta ilha histórica da costa da Nova Inglaterra.
Pegamos o ferry de um lugar chamado New Bedford, cerca de 1:30 de Boston. Deixamos o carro no estacionamento do porto e depois de 90 min de viagem atracamos na marina de Nantucket. O transfer do hotel já estava nos esperando e logo estávamos fazendo check-in no "The Nantucket Hotel and Resort", perto do centrinho da ilha.
A primeira impressao da ilha foi que as casas são todas do mesmo estilo, bem parecidas com o estilo das casas do Cape (Cape Cod é sempre abreviado pra Cape).
Enquanto nosso quarto não ficava pronto, almoçamos no restaurante do hotel e fomos pra piscina. Tudo o que eu queria era entrar numa piscina e ficar relaxando. Peguei sol e quando estava bem calor entrei na água refrescante. Pra mim, verão tem que ter calor, sol, piscina e praia.
Ficamos boa parte da tarde ali descansando e de noite saímos pra jantar e conhecer melhor o centro de Nantucket. Uma das maiores diferenças pra Martha's Vineyard é que Nantucket é uma ilha com mais história, enquanto Marthas Vineyard é um charme mais tradicional. Por muito tempo foi uma comunidade de baleeiros, e várias das casas ali foram construídas no século 19, muitas com um charme meio europeu. Outra diferença é que apesar de Nantucket também ser um lugar turístico de renome, me pareceu ter menos turistas.
No centro tem vários restaurantes, bares, um super mercado, lojas de roupa, galerias de arte e de antiguidades e por aí vai. Na esquina de uma das ruas do centro tem uma sorveteria que é a mais famosa da cidade, com filas bastante extensas a maior parte do tempo. Até queríamos um sorvete depois da janta, mas a fila dobrava a esquina  (o horário mais procurado pra sorvete) e desistimos.
André relaxando na piscina
Marina em Nantucket
Cheers!
Passeando por Nantucket 

No dia seguinte nós alugamos bicicletas e fomos até a praia/vila de Sconset. Foram cerca de 30 min por uma ciclovia até lá. É uma vila bem pequena mas com casas fanstásticas! Demos uma olhada na praia, que tem a areia quente por causa da areia meio escura. Por este motivo não era convidativo entrar no mar, pois a água era escura ali também. Aquela praia tem bastante focas e nós vimos uma que ficava mergulhando e nadando enquanto admirávamos a paisagem. É uma praia tranquila, pra quem quer quitetu.
Passeio de bicicleta até Sconset
Farol na praia de Sconset

Fomos pedalando pela rua admirando as mansões de Sconset, todas com jardins lindos e super bem cuidados. No fim da rua havia um farol e um campo de golf.
Almoçamos um sanduíche e um sorvete que compramos no mini-mercado da vila e apesar do sol escaldante, retocamos o protetor solar (eu estava de blusa fina de manga comprida e boné) e voltamos de bicicleta por uns 40 min até a Surfside Beach, uma praia bem bonita, com faixa de areia branca e extensa. Esta praia tinha bem mais pessoas e tinha mais infraestrutura, como chuveros e lugar pra comprar comida.  É uma praia pra famílias e pessoas que querem jogar algum esporte ou nadar.
Voltamos pro centro e Nantucket e depois de devolver as bicicletas fomos pro hotel, onde fomos direto nos trocar e pular na piscina. Tendo pedalado naquele calor grande parte do dia (foi mais de 30 graus), mergulhar naquela água era tudo o que eu queria. Foi excelente!!
Passeando por Sconset
Aproveitando a piscina do hotel


Mais tarde encontramos um colega de trabalho do André no Iate Clube de Nantucket pra um drink. Foi ele e a namorada dele. Ficamos conversando sobre Nantucket e ele nos contou que a avó dele comprou 3 casas na ilha em 1920, que passou pros pais dele e pros tios, então ele cresceu passando os verões ali e continua a tradição. Nos contou que a história de Moby-dick, a baleia, teve muitos elementos de inspiração de eventos e pessoas ali de Nantucket por parte do autor. Inclusive a casa deste colega do André tem referência no livro como sendo a casa de uma das personagens!
No nosso último dia nós exploramos outras partes do centro da cidade e percebemos como as pessoas que frequentam a ilha tem dinheiro! O preço médio de uma casa lá é 1 milhão de dólares. Preço médio! Existem lojas só de roupas e acessórios pra quem tem iate. O preço dos items das lojas de antiguidades é simplesmente inacreditável. Compramos alguns souvenirs e depois de almoçar um sanduíche delicioso do café Provisions, localizado no centro, voltamos pra piscina do hotel, onde esperamos a hora de embarcar de volta pra casa.
Acabamos não experimentando o tal sorvete, mas nos falaram que não é o sorvete em si que é especial, mas sim o cone ou waffle onde ele é servido, que é feito na hora. Realmente o cheiro era delicioso quando passávamos ali perto.
Brandpoint Lighthouse
Aproveitando mais a piscina do hotel
Passeando por Nantucket
Ferry de volta pra casa

Conversando com algumas pessoas da minha empresa sobre Nantucket acabei descobrindo outras pessoas que têm casa lá, que tem passado de geração em geração. São as pessoas que ou tiveram sorte ou visão de investimento há muitos anos atrás, e agora os descendentes estão usufruindo.

Praia de Surfside Beach
Video da viagem: https://www.youtube.com/watch?v=zGwOLqre_NM&feature=youtu.be

No comments:

Post a Comment

Visita a Ilha do Campeche

 Sabe aquela história que se repete em todos os lugares, onde as pessoas só fazem turismo em lugares que não são onde elas moram? Existem pa...