Sunday 19 August 2018

Fim de semana em Rhode Island

Esse verão foi muito ocupado, com a mudanca de casa tomando muito do nosso tempo livre, o trabalho com bastante coisa pra fazer, tentando entrar na rotina num lugar novo, o Enee sendo expulso da segunda "creche" de cachorro... Nao tem sido um verao relaxante. Pra tentar tirar as dezenas de coisas pra fazer da cabeça por uns dias, concordei em tirar um dia de folga numa sexta-feira pra ir no almoco de verão da empresa do Andre, que aconteceria na casa de praia do chefe dele, no estado de Rhode Island.
Deixei o Enee com uma amiga, afinal ficaríamos fora uma noite somente, e fomos em direção ao sul, pra Rhode Island. Eu não lembro o nome do lugar onde é a casa de praia do Paul, o chefe do Andre, mas é num tipo de condomínio na beira de uma baía bem bonita. A casa de praia dele é uma mansão numa reserva, que tem até um trapiche particular. Ele obviamente tem um barco.
Na casa de praia do Paul, chefe do André
No gramado da casa dele havia toldos brancos com mesas embaixo e várias pessoas espalhadas pelas mesas. Chegamos já era depois de meio-dia e estavam servindo almoco, bem estilo americano, com hamburguer e cachorro quente.  De sobremesa teve o que eles chamam de Sunday, mas que na real eram 3 bolas de sorvete estilo napolitano. Estava um dia bem bonito de sol e por isso muita gente foi passear de barco com o Paul. Tinha alguns jogos pras pessoas se divertirem, que eles nos explicaram que são bons pra brincar no verão, com copo na mão (ou seja, dá pra jogar bebendo álcool). Eu só experimentei o tal de Kornball, que consiste jogar uns saquinhos de areia por um buraco numa madeira colocada numa certa distância. Um dos colegas do Andre faz parte de uma banda, e ele tocou e cantou bastante durante o dia. Eu conhecia algumas pessoas da empresa dele, então até que me enturmei.
Saimos de lá já eram mais de 5 da tarde. Fomos até Newport, cidade de Rhode Island onde íamos passar a noite. Haviamos pegado dicas com algumas pessoas do que fazer lá, e assim que largamos as coisas no hotel fomos direto pro Cliff Walk, que é uma caminhada na beira do mar, que passa na frente de várias mansões. É uma caminhada bem agradável na beira do mar.

Cliff Walk em Newport
Pra janta fomos pro centrinho de Newport, uma área super agitada, com várias lojas, bares e restaurantes.
Deu pra perceber que as pessoas que frequentam aquele lugar têm dinheiro... bastante dinheiro! Muitas das casas e carros lá sao pura ostentação, e tem muita gente que parece que tomou banho de marca.
Ao caminhar pela rua principal à procura de um restaurante, eu noto uma pessoa que eu reconhecia de algum lugar.... meu cérebro funcionando bem rápido logo me disse que a pessoa que eu havia reconhecido eh o marido de uma celebridade que eu admiro muito. Não sou de ficar seguindo celebridade nem de pedir autógrafo, mas essa pessoa eu admiro, pois a acho muito inteligente e gostava de assistir o programa dela quando tinha televisão em casa. Essa pessoa é a juíza de direito Judith Scheindlin, conhecida como Judge Judy. Ela foi bem querida e deixou eu bater uma selfie com ela. Fiquei star struck!! hehehe Depois eu li que ela havia acabado de comprar uma casa de 9 milhões de dólares lá em Newport.... Mansão é o que não falta lá...

Eu e a Judith Scheindlin (a Judge Judy)
Conseguir um lugar pra jantar levou um tempo, pois estava tudo lotado! Acabamos indo comer num pub, mas pra nossa surpresa a comida estava muito boa. Comi vieira com bacon (tudo vai bacon aqui!) e vegetais, acompanhada de uma Budlight.
Agora vamos às mansões... No dia seguinte fomos visitar duas das mansões de Newport, que são abertas sao público. Tem uma rua chamada OceanView (eu acho), que eh simplesmente cheia de mansões lindíssimas. Algumas delas são aberts ao público para visitação. Existem tipos diferentes de ingressos, que dão direito a visitar um numero x de mansões. Nós visitamos a The Breakers (a principal, onde tem o centro de visitação pra comprar ingressos) e a The Marble House. Ambas as casas percenteram a uma família chamada Vanderbilt, que fez sua fortuna na época das ferrovias aqui nos Estados Unidos. Naquela mesma época, as coisas na Europa não estavam muito bem, e o dinheiro dessas ricas famílias americanas era muito bem vindo lá no velho continente. O dinheiro ia em troca de projetos de arquitetura pras mansões e pras pecas e pinturas decorativas pras mesmas, todas feitas por artistas europeus, como pinturas, tapecarias, objetos de arte. Alem disso, muitas filhas dessas ricas famílias americanas casaram-se com membros da aristocracia britânica, como duques e condes. As famílias americanas queriam titulos de realeza, e a aristocracia britânica estava falindo. O dinheiro trazido pelas noivas americanas ricas era muito bem vindo lá. Nem todas essas histórias era felizes, com muitas mulheres tendo sido forçadas a casar com algum britânico contra a vontade delas, só pra ganhar título de condessa. Um exemplo foi a filha da Ava Vanderbilt, a que morava na The Marble House. A mãe dela, a tal de Ava, foi uma mulher moderna no sentido de que se divorciou do marido numa época em que divórcio só era aceitável para atrizes. Além disso ela fazia campanha pras mulheres terem direito ao voto. Mas toda essa modernidade não a impediu de forçar a filha a casar com alguém que ela não queria.

Mansões de Newport

Essas mansões foram fechadas quando os Estados Unidos comecaram a cobrar impostos dessas famílias, que ateh então não só tinham mão de obra super barata, como ficavam com cada centavo que ganhavam. Com isso as famílias nao conseguiram mais manter as casas (detalhe que eram casas de veraneio), que acabaram ficando fechadas por vários anos, até serem abertas como museus para o público.
Gostei bastante de ter visitado essas casas e aprendido um pouco mais sobre a história americana daquela época e sobre as famílias das casas, assim como dos funcionários que lá moravam e trabalhavam. Dá pra fazer download de um aplicativo no celular com um audioguide das casas, que a gente vai ouvindo ao andar por elas. O custo do ingresso de 2 casas foi de 29 dolares por pessoa.
As casas era bonitas, mas obviamente bem menores se comparadas aos castelos e palácios europeus, que são muito maiores, mais bonitos, e mais antigos. Mas pra Estados Unidos é algo diferente que valeu a pena conhecer.
Almoçamos um sanduíche na casa de chá chinesa no The Marble House e ali fiquei me imaginando como dona da casa, vendo o mar ali na minha frente, em posição privilegiada hehehe
Comprei um livro de ficção sobre um crime no The Breakers, que ainda estou lendo. Tem sido legal ler o livro e lembrar das partes da mansao que eu visitei.

Video da viagem: Visita a Rhode Island

No comments:

Post a Comment

Visita a Ilha do Campeche

 Sabe aquela história que se repete em todos os lugares, onde as pessoas só fazem turismo em lugares que não são onde elas moram? Existem pa...