Por onde começo meu relato desta viagem, pela incepção, pelo planejamento, ou conto somente da viagem em si? Diferentemente das viagens anteriores, esta foi tão difícil decidir e planejar que parece injusto não explicar os obstáculos pelos quais passamos e como resolvemos cada um.
Por que decidimos ir ao Brasi ainda durante a pandemia?
Nosso visto de entrada dos EUA precisava ser renovado. O visto que nos permite estar e trabalhar nos EUA é valido até 2023, mas sem o visto de entrada (são coisas diferentes diferentes) estávamos "presos" lá. Se saíssemos, não entrávamos de novo. Renovar o visto de dentro dos EUA é possível, mas é um processo bastante demorado, durante o qual não podemos sair do país. Outra opção seria ir para um país com consulado, mas as instruções passadas para nós pelos advogados de imigração é que o façamos ou do nosso país natal, ou de algum país onde tenhamos vínculos fortes (como Inglaterra, por exemplo, de onde já fizemos este processo de renoação). Renovar este visto no Brasil fazia sentido pra gente, pois já aproveitamos pra ver nossas famílias.
Por causa da pandemia, o tempo de processamento do visto era incerto, poderia levar 2 semanas ou mais. De repente 2 meses. Por isso resolvemos levar o Enee conosco para o Brasil. Como deixá-lo por 2 meses?
Viajar de avião com cachorro não é coisa simples. Passei diversas semanas pesquisando tudo o que era necessário para levá-lo conosco: certificados de vacinação, certificado de saúde internacional, exigências da USDA, da CDC, as autoridades brasileiras, da empresa aérea, quanto tempo de antecedência da viagem cada documento deveria ser produzido e por quanto tempo são válidos.
Planejamos nossa viagem de forma que pudéssemos fazer de carro os trechos onde fosse possível pra deixar a viagem menos estressante pro Enee, e aí já aproveitávamos pra conhecer alguns lugares dos EUA, esse país gigante como o Brasil.
Nosso roteiro foi Washington DC, South Carolina, Orlando, São Paulo, Paraná, Florianópolis, em cerca de 8 dias. Orlando a São Paulo foi feito de avião com a Latam.
Muitas pessoas fazem a viagem de Massachusetts até Orlando de carro em 2 dias, mas nós não queríamos passar mais que 8 horas dentro do carro num mesmo dia.
Já havíamos conversado sobre visitar Washington DC numa outra oportunidade, mas não rolou. Desta vez era caminho, então fazia sentido conhecer a capital deste país controverso e fascinante. O carro estava lotado com 4 malas grandes, duas malas pequenas e a casinha do Enee (onde ele viajaria pro Brasil). A viagem de carro foi longa, cerca de 8:30hs, com paradas estratégicas para esticar as pernas e comer alguma coisa. Nossa trilha sonora durante a viagem foi o audiobook da Michelle Obama.
Chegamos de noite em DC e fomos direto pro hotel, de onde o André e Enee saíram pra passear pro cachorro descansar do carro.
Hall da biblioteca do congresso
A entrada é gratuita, mas a sala de leitura (ao lado), que é bem bonita, não é parte da visita. Digo, pode-se vê-la de cima, mas não se pode ir dentro da sala de leitura. Existem vários elementos da história americana lá dentro, como o fundador, em quais circunstâncias ela foi fundada, exposições, etc. Foi o único prédio em DC que visitamos de dentro. São tantos museus e coisas pra ver, que facilmente poderíamos ter passado diversos dias lá.
Voltamos ao hotel pegar o Enee e passamos o resto do dia caminhando pelas principais áreas de DC, como o Capitólio (fechado para visitação desde a tentativa de golpe de Janeiro 2021), os prédios ao redor como os diversos ministérios. Todas as construções são bastante imponentes.
A próxima parada foi a Casa Branca, que só pudemos ver de trás porque o campo na frente dela estava fechado devido a um evento que aconteceria mais tarde, de acender as luzes de natal da árvore que fica na frente dela.
Tivemos bastante sorte com o clima, pois foi um dia de sol e temperatura bastante amena, cerca de 17 graus. inclusive passei um pouco de calor. O bom foi que ao contrário da alta temporada, não havia multidões por todos os lugares, então deu pra nós conhecermos tudo com calma e bater fotos "limpas".
Passamos pelo memorial da segunda guerra, o memorial do Lincoln, do Martin Luther King, do Roosevelt (com o cachorro dele fazendo parte do memorial - foi o meu preferido!), do Thomas Jefferson, passamos pelo parque na frente do museu Smithonian (não entramos), chegando de novo na frente do Capitólio já de noitinha, vendo tudo iluminado pelas das luzes do entardecer, incluindo a árvore de natal ali na frente.
Depois de ter passado o dia caminhando, o Enee desabou na cama e não queria saber de mais nada a não ser descansar, igual a nós. E assim, nos despedimos de Washington DC.
Vídeo da parte 1 da viagem https://youtu.be/yeariEH3iq0
No comments:
Post a Comment